Mais de dois milhões de pessoas estão aptas para escolher os dirigentes
das escolas da rede estadual, nas eleições que acontecem nesta
quinta-feira (10), simultaneamente, nas escolas da rede estadual de
ensino, durante os três turnos. Podem participar da eleição,
professores, coordenadores pedagógicos, servidores públicos em exercício
na unidade escolar, estudantes a partir de 12 anos de idade com
frequência regular e pais ou responsáveis.
A grande novidade nesta
eleição é que o Governo da Bahia ampliou para 55% o peso dos votos dos
alunos e dos pais. A iniciativa integra o programa Educar para
Transformar – um Pacto pela Educação, que propõe maior integração das
famílias na escola, pela melhoria da educação pública. A participação da
família no processo eleitoral também ganha força, sobretudo, com a
atuação do Colegiado Escolar, conselho formado pelo gestor, professores,
funcionários, estudantes, pais, mães ou responsáveis pelos estudantes,
que se reúnem mensalmente para colaborar com a melhoria da escola e cuja
eleição dos membros também foi realizada este ano nas escolas.
