A matrícula para estudantes novos na rede Estadual de ensino começa no
próximo dia 20. Segundo a Secretaria de Educação, os pais ou
responsáveis deverão fazer processo por meio da Internet, acessando o
Portal da Educação. O objetivo, ainda segundo a mesma, é dar mais
comodidade e agilidade ao processo. Os estudantes da rede que não
fizeram a renovação de matrícula ou que pretendem se transferir para
outra unidade devem também realizar a matrícula no dia 20, acessando o
mesmo portal e utilizando o mesmo código contido na Carta de Renovação.
Já os alunos concluintes do 5º e 9º ano da rede municipal (veja a
relação dos municípios abaixo) têm os dias 21 e 22 de janeiro para
efetuar a matrícula. Eles podem realizar a matrícula online com o código
entregue pela secretaria escolar. Caso necessite, o número pode ser
resgatado no site, preenchendo os seguintes campos: nome da mãe, nome do
aluno, data de nascimento. “Os alunos apenas devem ficar atentos ao
cronograma de matrícula”, explica Eliana Carvalho, Diretora de
Planejamento e Atendimento da Rede Escolar, da Secretaria da Educação do
Estado da Bahia. Ela ressalta ainda que “para efetivar a matrícula
online, o estudante deve utilizar o código contido na Carta de Matrícula
disponibilizada pela escola e posteriormente, confirmar sua matrícula
na unidade escolar para a qual foi matriculado, por meio da entrega da
documentação e captura da foto, obedecendo ao prazo estabelecido pelo
Comprovante de Matrícula”. Os documentos necessários para a matrícula
são: original do Histórico Escolar; original e cópia da Certidão de
Nascimento ou RG, CPF e comprovante de residência.
