Aliguiere Estevão Lima foi preso por volta das 4h deste domingo (6) por injúria racial após ofender a médica Iara Brandão, na cidade de Ipiaú,
na região Sudoeste. O homem, que aparentava sinais de embriaguez, bateu
contra o carro da médica, que estava estacionado em frente ao hospital
onde ela dava plantão. Iara foi avisada sobre o acidente após o alarme
disparar.
“Eis que me desce do carro, agressivo, fazendo
ameaças, inclusive fingindo estar armado e, começa a dirigir palavras
ofensivas a mim e ao outro funcionário. ‘Eu sou racista mesmo, você é um
negão, e ela, preta, feia, pobre e pequena… Eu sou filho de fulano,
vocês não sabem com quem estão mexendo’”, escreveu a médica no Facebook.
Ela conta que chamou a polícia e que o homem ainda desacatou os
policiais.
O homem também foi autuado por dano ao patrimônio
público, por ter danificado a viatura. Depois de cinco horas preso,
Aliguiere foi solto ao pagar fiança. O pai dele, José Raimundo Lima,
comentou a publicação da médica no Facebook e pediu desculpas, dizendo
que o filho toma medicamentos para depressão e parece sofrer um “surto
psicótico” quando bebe.
“Estamos (pai e irmão) profundamente constrangidos e
envergonhados pelo vexame que você e o outro rapaz sofreram. Educamos
nossos filhos com os valores e igualdade e solidariedade”, escreveu.
“Educamos nossos filhos com os valores de igualdade e
solidariedade. Em se tratando de seres humanos nem aceitamos a
expressão “tolerância”, por entendermos que nela está implicito “tolerar
um defeito de alguém” tolerar uma deficiência” “tolerar uma coisa que
nos incomada”. Defendemos o RESPEITO por todos”, escreveu o pai de
Aliguieri.
Em resposta, a médica agradeceu o apoio dado pelo
pai do acusado. “Entendo sua indignação após dar a melhor educação
possível e ainda acontecer esse tipo de coisa. Agradeço também por ter
sido tão solícito e preocupado com tudo!! Como eu disse, nunca passei
situação semelhante, então fiquei surpresa e chateada”, disse.
