A presidente Dilma Rousseff disse no sábado (5/12) que o combate ao mosquito Aedes aegypti,
transmissor do vírus Zika, relacionado a casos de microcefalia em 16
estados brasileiros, é a principal medida para lidar com o problema e
requer uma grande mobilização da sociedade em todo o Brasil. As
declarações foram feitas no Recife logo após reunião com ministros, o
governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e prefeitos de municípios
nordestinos afetados pelo grande aumento de casos de microcefalia. A
presidente enfatizou que o Brasil é o primeiro país a ter que lidar com o
problema e que o governo vai incentivar pesquisas em busca da
imunização. Dilma apontou ainda a necessidade de tratar as pessoas que
tiveram a doença e informá-las sobre os riscos que do vírus Zika.
“Também vamos aumentar os exames de tomografia e de sangue para termos
clareza de fato sobre a relação entre o vírus Zika e a microcefalia”,
disse. A presidente também informou que haverá uma reunião com todos os
governadores e as associações de prefeitos em Brasília, na próxima
terça-feira (8), para tratar da questão e articular medidas nacionais.
