07 dezembro 2015

Sucessão 2016: Amores e traições na política itapetinguense

“João amava Teresa que amava Raimundo, que amava Maria que amava Joaquim, que amava Lili que não amava ninguém”. Esse trecho do poema de Carlos Drummond de Andrade bem que poderia ilustrar o cenário político da cidade provinciana, onde alguns antigos adversários vivem paixões avassaladoras, enquanto os antigos amores vivem raivosos e enciumados. As acusações de traição partem de todos os lados, cada parte procurando aparecer para a população como vítima.

 O povo confuso procura entender como em tão pouco tempo os políticos mudam de discursos, de aliados, de cores… Como é possível explicar que há pouco mais de três  ano um candidato era apoiado de forma “amorosa” e “carinhosa” por um líder político e hoje eles são verdadeiros inimigos. Na cidade e na política o que parecia impossível torna-se realidade, quando alguém em sã consciência imaginaria que o homem que colocou “o avião para dar marcha ré” se tornaria passageiro do mesmo! Talvez Freud explique tamanha mutação política. (Talvez a mulher saiba explicar).

Na Inglaterra alguns fatos seria destaque nos tabloides (jornais sensacionalistas): “Em cidade do interior, antigos adversários tornam-se companheiros de lutas!” ou quem sabe publicariam: “Político propõe casamento a estrela da música como prova de rompimento com aliado!”. A melhor seria: “Político tem crise de amnésia e esquece que já lançou candidato a prefeito”.

São muitas as contradições protagonizadas pelos nossos políticos, verdadeira aberrações, basta ouvir as rádios locais ou acessar algum blog. Até parece que os locutores e blogueiros são “psicólogos” e as rádios e os blogs são “divãs”, onde eles procuram expor as suas mágoas e os seus desencantos, lágrimas de crocodilo são derramadas e a alegria pelo aconchego dado pelo novo amor é anunciada.

Nesse jogo de amor e traição, a cidade é quem sai perdendo. Enquanto os nossos politiqueiros brigam, o município perde postos de trabalho, lojas fecham as portas e se vão, não consegue a instalação de um IML, as construções de creches, reforma de postos de saúde, não saem do papel, a obra da Avenida Júlio José Rodrigues não acaba, quadras esportivas abandonadas. É uma pena que uma cidade com um potencial enorme, habitada por uma população criativa e batalhadora, perca obras importantes porque o ego e a vaidade dos nossos políticos são maiores que a cidade.
Em função de projetos políticos e de interesses pessoais, o povo de Itapetinga não vai ficar a ver navios, vai ficar a ver trens… Coisa que só acontece por aqui!
Temos um vídeo sobre um dos pré-candidatos, que certamente vai abalar toda estrutura. Se você deseja que o vídeo seja publicado essa semana aqui, deixe seu comentário...