Apesar da chuvas espaças que caíram em algumas localidades da
micro-região de Itapetinga, nos últimos dias, a seca continua castigando
a zona rural e dificultando o abastecimento de água nas cidades. Rios e
córregos antes caudalosos, estão secando e comprometendo o
abastecimento de água em municípios de toda a região, como Itarantim,
Maiquinique, Itambé, Itororó, Ibicuí e Firmino Alves, dentre outras.
Em Itapetinga, a vasão do Rio Catolé está muito baixa, comprometendo a
captação do SAAE, que já avisou da possibilidade de faltar água na
cidade, se não chover na região, neste mês de janeiro. A captação de
água na nascente do Catolé em Barra do Choça, pela Embasa, para
abastecer Vitória da Conquista, é preocupante e pode se agravar, na
medida que a demanda aumente na ‘capital do sudoeste’.
Açudes secaram por toda a região e grande parte do gado já foi
transferida para a Região Oeste, onde existem fazendas de confinamento. O
gado que não pode ser transferido para outras regiões, corre o risco de
morrer, fato que já vem ocorrendo em muitos municípios.
Sudoeste Hoje
