02 setembro 2016

Itapetinga: PCdoB se isola naturalmente

O PCdoB vem  se isolando  naturalmente dos demais aliados no município , mesmo com tantos diálogos levados a fora por lideranças partidárias, a sigla, que tem como presidente o ex-vereador Gilson de Jesus, não vive um bom momento no cenário político local. Agora, o abismo que separa o partido da sociedade e das discussões políticas tem sido avassalador. 
Acontece que, o partido da base governista parece que ainda não se decidiu pra onde vai, ou onde ficar, fala-se em uma aproximação do PSD, mas, nada com muita clareza.   
/* Whatsapp css setting */ .tist{background:#35BA47; color:#fff; padding:2px 6px; border-radius:3px;} a.tist:hover{color:#fff !important;}

09 abril 2016

Quer mudar de vida? Conheça a Akmos em Itapetinga


oi
A Akmos traz tudo o que há de melhor, para o seu bem star, beleza, área clinical, fitnes e muito mais.Com Akmos

08 abril 2016

SUCESSÃO MUNICIPAL 2016: CORONELISMO OU PARTICIPAÇÃO POPULAR?

As eleições de outubro trazem um importante componente para a sociedade de Itapetinga examinar e fazer sua escolha, fundamental para definir quais os caminhos que a cidade vai tomar nos próximos anos.

07 abril 2016

DPT de Itabuna de cara nova. Em Itapetinga, nada.



O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna passou por uma ampla reforma para melhor atender os 20 municípios daquela região. Dentre as mudanças, foi isolado o setor médico para atendimento as pessoas vítimas de alguma lesão corporal, inclusive pessoas vítimas de agressão doméstica, estupros além de perícia médica. 
  1. Com a reforma, o DPT passa a periciar normalmente crimes contra a vida, análises toxicológicas como constatação e exames definitivos de maconha e cocaína e seus derivados, identificação e vistorias em veículos, engenharia legal, exame de balística básica, exames médicos de lesões corporais e necropsia em cadáveres, além de exumação e coleta de DNA e perícias para constatação de crimes ambientais.
EM ITAPETINGA

Feira de Saúde em Itambé teve exames e consultas gratuitas à população

Itambé - Atendendo um pedido do vice-prefeito Humbertinho Lopes a Fundação José Silveira realizou na última terça-feira (05) a 3ª edição da Feira de Saúde – evento que orienta e faz atendimento gratuito à população com exames, consultas e orientações educativas. Quatro unidades móveis de atendimento foram disponibilizados pela FJS para atender a população. Cerca de 2 mil pessoas foram atendidas durante a Feira de Saúde na Praça São José.
De acordo o vice-prefeito Humbertinho Lopes: "O projeto busca facilitar o acesso da população à atenção básica por meio do atendimento médico gratuito. Priorizamos durante a atividade a promoção da saúde e a prevenção de doenças, oferecemos espaço de entretenimento e cultura à comunidade carente".
Para o coordenador da Fundação José Silveira, levar atendimento gratuito a população de Itambé, atendendo ao pedido do vice-prefeito, foi motivo de alegria: "Tiramos dúvidas, fazemos atendimento e saímos mais humanos dessas campanhas" disse ele.

A Drª Ivana também comentou sobre a importância da Feira para os munícipes: "A população está sedenta de informação, saúde, a Feira de Saúde já em sua 3ª edição atraiu muita gente, inclusive boa quantidade de homens, o atendimento avançado, aliado à tecnologia, garante o sucesso de nossa Feira de Saúde. Essa união com a Fundação José Silveira nunca falhou e nunca falhará”.

Com a ajuda de parceiros, foram oferecidos testes de glicemia, aferição de pressão, exames preventivos, urologia, odontologia, clínica médica, ginecologia e pediatria, além de exames de ultrassonografia, testes rápidos e orientações para prevenção do câncer de mama.

Bastante emocionado o Coordenador da FJS Leonardo Matos, finalizou dizendo: “Com esse tipo de ação a FJS cumpre sua missão de contribuir com o bem estar da população. Essa região é carente e essas pessoas têm pouco acesso à saúde e orientações gerais sobre saúde, por isso a importância de uma ação como essa”.
A dona de casa Elza Diniz, 57 anos, aproveitou a oportunidade e realizou testes de glicemia e exame de pressão. “Está tudo bem comigo, ainda bem né?” afirma sorrindo. Ela explica que o acesso à saúde na região é difícil e que ações como a realizada pela a FJS e parceiros é bem vinda. “É muito bom isso, quando temos essa oportunidade temos que aproveitar, quem dera mais entidades fizessem isso”.

05 abril 2016

Sucessão municipal 2016: Cenário político em Itapetinga segue sem definições a respeito de chapas

Indefinição. Esta é a situação atual da pré-campanha em Itapetinga. Com apenas um candidato declarado (o vice-prefeito Alécio Chaves do PSD), o cenário político é uma incógnita. Muito por culpa do PMDB e DEM, partidos que darão as cartas na campanha, mas não consegue nem definir um candidato ao Governo, nem as alianças que fará.
Nos alpendres se fazem conjecturas e alternativas para a formação de chapa. A eleição de 2016 é uma das mais atípicas, pela quantidade de indefinições. A oposição provoca uma série de cenários expostos para um pleito que segue sobre fortes especulações.

Há uma série de especulações, uma dá como certa a formação de uma chapa com Rodrigo Hagge (prefeito), Renan Pereira (DEM) ou Adriano (PSDB) vice-prefeito. Essa é a chapa dos sonhos do PMDB, mas há um problema: o DEM. A legenda já ter Renan Pereira lançado como candidato. 

O PT também segue na mesma indefinição, informações de bastidores dão como certa a divisão dentro do grupo. O deputado estadual Rosemberg Pinto que lançou a secretária de Educação como pré-candidata não agradou o prefeito José Carlos Moura (PT) e parece não aceitar dividir palanque com Sibele Nery. Durante a realização da Feira de Saúde, o prefeito apareceu escoltado pelos seus secretariados e pré-candidatos, mas Sibele não deu as caras. Sem Sibele, restaria ao bloco do prefeito buscar um outro nome internamente, mas há carência de quadros. Restaria apoiar uma candidatura de Leonardo Matos (PR). Corre pelos bastidores a informação de que a pré-candidatura de Kátia Espinheira (PR), está sendo amplamente rejeitada pelos caciques. O nome natural no BLOCO da situação, pode ser também do advogado Hildérico Nogueira (PDT), mas sofre com  rejeição popular e, por isso, teme entrar na disputa. Se Sibele Nery decidir disputar o Governo, ela se isola, porque aparentemente a base do prefeito acomodaria uma chapa formada pelo PR e PDT.  Aguardem. RB

Akmos promove WORK SHOP em Itapetinga no dia 16 de Abril, garanta já o seu ingresso

A Akmos como sempre arrebentando no mundo dos negócios, e sempre fazendo o que há de melhor para todos os que queiram conhecer esta gigantesca empresa que a cada dia mais só cresce em todo Brasil. A Akmos no dia 16 de Abril estará promovendo o seu 1º WORK SHOP em Itapetinga, que será realizado no auditório da Coopardo às 19:00h, o convite custa apenas R$ 10,00, e com este valor você será beneficiado com: Sistema, produtos, brindes, palestras motivacional, apresentação de negócios e coffee break. Tudo isso porque você é uma arte!
A Akmos é uma empresa que trabalha com tudo na área clinical, fitnes, saúde, beleza e muito mais...
Não perca tempo, adquira o seu convite na Alameda Rui Barbosa, acima da Ótica Teixeira, Centro de Itapetinga.

Brega Light confirma 4 atrações para São João 2016; Grade ainda conta com Safadão e Ivete

A festa de São João ‘Brega Light’ confirmou, neste fim de semana, quatro atrações de sua programação: Aviões do Forró, Vingadora, Anitta e Trio da Huanna. De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, ainda esta semana devem ser confirmados os shows de Wesley Safadão, Ivete Sangalo e Harmonia do Samba. A festa acontece dias 24 e 26 de junho, no município de Ibicuí, a 515 km de Salvador. Maiores informações sobre ingressos e horários ainda não foram divulgadas. Fonte: BN

04 abril 2016

Itororó: Vereador Valfrido Miranda comemora realização da Feira de Saúde em Rio do Meio

Nesta segunda-feira (04), a Fundação José Silveira (FJS) promoveu em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a I Feira de Saúde no Distrito de Rio do Meio, no município de Itororó.

De acordo com o vereador Valfrido Miranda (PT), que articulou a realização do evento junto a FJS e ao deputado Antônio Brito (PSD), o evento foi um sucesso, “Agradeço a toda equipe da FJS que proporcionou esse evento maravilhoso para nossa comunidade em nome do Dr. Léo, e também do nosso deputado Antônio Brito que prontamente atendeu a nossa solicitação”, destacou o edil.
Quatro unidades móveis da FJS ficaram a disposição da comunidade, que pode desfrutar de serviços gratuitos em várias especialidade: cardiologia, clínica Médica, ginecologia, e pediatria, além de exames de ultrassonografia, preventivo ginecológico, testes rápidos e orientações para prevenção do câncer de mama.

Nesta terça-feira (04), as unidades móveis da FJS estarão em Itambé, onde será acontecerá mais uma feira de saúde na Região do Médio Sudoeste, após um pedido do vice prefeito Humberto Lopes (PSL). Fotos Gazinho Dias

Convite!


Sucessão 2016: Deputado assume presidência do PSD de Jequié

O PSD de Jequié saiu das mãos do vereador Ednael Almeida, que tão bem vinha conduzindo o partido, e passa a ser presidido pelo recém-chegado deputado federal Antônio Brito, ex-PTB. A cerimônia de posse foi realizada na sexta-feira (01.04.16) no auditório do Sindicato Rural. Para quem esperava o anúncio do nome do pré-candidato da legenda nessa rápida passagem do deputado por Jequié ficou a frustração e a incerteza de que o PSD terá candidatura própria, conforme foi anunciado nos quatro cantos do Município. Como o momento era apropriado para o anúncio do pré-candidato, muitos saíram da reunião comentando as dificuldades encontradas pelo parlamentar, antes bastante entusiasmado com a possibilidade da disputa. 
Em Itapetinga o PSD já anunciou que terá candidatura própria e, conforme também foi anunciado nos quatro cantos do Município pelo seu presidente Alfredo Cabral de Assis. Será que Brito faria a mesma coisa para interferir no processo?

03 abril 2016

Itapetinga: Quadro político para a sucessão municipal ainda está longe de uma definição ?

Ao contrário do que se cogita em determinados setores da cidade, está longe de uma definição o quadro político que será montado para as eleições municipais de 2016, em Itapetinga. Neste momento os partidos se engalfinham para ocupar espaço no debate político e, via de regra, a estratégia mais eficiente para manter prestígio na hora de decidir quem realmente vai para a campanha, é apresentar pré-candidatura própria ao cargo majoritário. É possível assegurar que, na disputa eleitoral de 2016, pelo menos três projetos intimamente antagônicos entre si buscam conquistar o eleitor: a candidatura natural à reeleição do PT, o postulante do PSD que representa uma terceira via, e o candidato do DEM e PMDB.
O difícil, pelo que se desenha no momento, é saber quem estará no palanque governista e quem somará com a oposição. Ou simplificando: quem será governo e quem será oposição?

O sistema governista itapetinguense não sofre oposição faz tempo. Diferente de outros municípios, aqui finda a campanha eleitoral, proclamados os eleitos, os derrotados batem em retirada e só reaparecem quando se aproxima novas eleições. A oposição em nível local não trabalha o eleitorado nos quatro anos que antecedem a sucessão municipal. Talvez seja esse o motivo do prefeito José Carlos Moura ter sido reeleito em 2012 . Hoje a oposição do governo são os três blogs da cidade, Sudoeste Hoje, Rapidinhas da Bahia e Politicagem na Bagagem
Estes são os pré-candidatos a prefeito: Adriano Alcântara (PSDB), Renan Pereira (DEM), Kátia Espinheira (PR), Alécio Chaves (PSD), Hildérico Nogueira (PDT), Leonardo Matos (PR),  Rodrigo Hagge (PMDB) e Sibele Nery (PT)
No grupo do prefeito José Carlos Moura (PT), que ainda segue sem posicionamento, há rumores que poderá haver surpresas, com o fechamento de uma chapa bem diferente do que se imagina.

Quer dizer, no somatório geral seriam três candidatos a prefeito de nas eleições deste ano ano. Alguém acredita nessa avalanche de candidatos?  Então, vale a pena esperar para conferir quantos sobreviverão até as definições sobre quem realmente irá para a disputa 
RB

SUCESSÃO MUNICIPAL 2016: O DILEMA DA RENOVAÇÃO POLÍTICA

Vivemos dias difíceis, tempos de análises generalizantes, tempos de conformismos e de opiniões que pregam que não adianta enfrentar o “sistema” porque ele é forte demais e está enraizado na sociedade. Análises que dizem que não adianta abrir as “porteiras” porque o gado e as ovelhas não querem sair. Gente que afirma com uma certeza absoluta que quem se manifesta e luta é baderneiro e está lá porque recebe dinheiro de “subversivos”,
Vivemos um momento, onde o poder econômico domina e compra votos e consciências, reduzindo as possibilidades de avanços no campo político. O eleitor é co-responsável por tudo isso e não pode ser paternalizado. Grande parte dos que reclamam, reelegem sistematicamente o político corrupto e seu respectivo grupo ou quadrilha política.
É compreensível a dificuldade da população em acreditar que possa ter pessoas bem intencionadas participando do enfrentamento político. A mídia divulga pouco estas pessoas, por isso, requer por parte dos cidadãos um esforço maior em busca destas informações. Há também pessoas que preferem a crítica fácil, de que todos são iguais sem ter a mínima vontade de antes de emitirem pareceres gerais se aprofundar um pouco na análise e conhecimento do histórico do postulante a cargo público eletivo. Toda generalização é tremendamente injusta.
Quem está satisfeito com o quadro político deve manter os mesmos no poder, mas quem não está, tem que ter a coragem e a ousadia dos fortes para renovar, assumindo riscos e as responsabilidades que o atual momento requer. Entretanto, esta renovação não pode estar representada pelas “novas caras” que espelham ou são apoiadas pelos velhos caciques políticos. Aí é trocar seis por meia dúzia. A renovação não pode ser apenas de nomes, mas também de práticas, projetos e idéias. Cargo público não pode ser visto como profissão e carreira.
Informação e renovação precisam ser palavras chaves para  2016 !!!!

Feira de Saúde em Itapetinga foi um sucesso

A Feira de Saúde realizada em Itapetinga pela Fundação José Silveira fez um grande sucesso!!!
O grande público presente foi contemplado com atendimento em várias áreas, como Pediatria, Ginecologia, Odontologia, Exame Preventivo, testes rápidos, Clinica Médica, cuidados e informações. 
A Fundação José Silveira disponibilizou durante os três dias de atendimentos gratuitos a população, quatro unidades móveis, mais de 200 profissionais se dedicaram a ajudar a comunidade voluntariamente. foram 10.007  procedimentos realizados. O Coordenador da FJS em Itapetinga Dr Leonardo Matos, se empenhou visitando os stands para que todos fossem atendidos durante a Feira de Saúde, participando ativamente, orientando e recebendo os agradecimentos dos pacientes que durante muito tempo foram penalizados pelo sistema falido da saúde pública oferecido pelo município.
 Os serviços começaram na última sexta-feira (01), e se estenderam até este domingo (03). O Dr Leonardo Matos falou com exclusividade ao RB sobre a importância de levar a saúde a toda comunidade de forma itinerante. “Esse é um evento onde temos o objetivo de levar saúde à população fora dos espaços físicos do Hospital e é com muita satisfação que faço parte desse momento, prezo pelo bem estar e a saúde da nossa gente para que possamos ter uma melhor qualidade de vida”, disse ele. 
A comerciante Mariana Barros não poupou elogios a realização da Feira de Saúde e afirmou que durante o período que mora na cidade, já pôde perceber a péssima qualidade de vida da população através dos serviços oferecidos pela Prefeitura e relatou: “A Feira de Saúde oferece muitos serviços à população e estou muito feliz por participar. Aqui, os cidadãos têm muitas oportunidades e eu já percebo o quanto os profissionais são dedicados em oferecer o melhor para a gente”, disse Mariana. A manicure Vânia Gonçalves chegou cedo ao local do evento e aproveitou para realizar os exames oferecidos pela Feira. “Minha saúde é fragilizada e requer muita atenção da minha parte, por isso, aproveitei a Feira de Saúde para realizar exames de graça, é muito importante a realização desses eventos porque nos oferece muitos atendimentos gratuitos e quem sai ganhando é a gente”, disse Vânia ao RB. 

Quem prestigiou o evento foi o Deputado Federal Antônio Brito. Ele elogiou a parceria entre o Hospital  e a Secretaria Municipal de Saúde. “É notória a participação da população, que se mostra satisfeita com a qualidade do atendimento e a quantidade de serviços disponibilizados gratuitamente”, exaltou.
Ao final da Feira de Saúde, o  Corais Canto das Artes, da maestrina professora leniza,fez uma brilhante apresentação para o publico presente





02 abril 2016

"Kátia Espinheira é minha amiga, ela é um excelente reforço " prefeito José Carlos Moura

Durante uma exclusiva com o RB neste sábado (02), o prefeito municipal de Itapetinga José Carlos Moura (PT), falou sobre a importância da Feira de Saúde que está acontecendo em parceria da Prefeitura com a Fundação José Silveira e, sobre sucessão municipal 2016.
O RB perguntou ao prefeito se ele está a vontade para receber a pré-candidata Kátia Espinheira em seu grupo político, ele respondeu: "Sem sombra de duvida, Kátia é uma força política e já formos adversários, inimigos não, hoje estamos fazendo um projeto para Itapetinga, todos que estão bem intencionados, tem que marchar juntos, Kátia é um excelente reforço, é uma amiga minha, minha conselheira". Ao que parece, Kátia Espinheira será mesmo a candidata de José Carlos Moura. Aguardem a outra parte da entrevista. 
RB

Deputado Federal Antônio Brito visitou Feira de Saúde em Itapetinga

Na manhã deste sábado (02) o Deputado Federal Antônio Brito (PSD), em companhia do prefeito municipal José Carlos Moura (PT), secretários municipais, vereadores e correligionários visitou a  Feira de Saúde que está sendo realizada em Itapetinga através da Fundação José Silveira e de seu Coordenador Dr Leo Matos.
De acordo com o Deputado Antônio Brito, a Feira de Saúde da Fundação José Silveira se transformou  em uma grande oportunidade de complementar os atendimentos médicos dos órgãos públicos e serviços de saúde do município, declarou o deputado ao RB descrevendo os serviços oferecidos: Clínica Médica, Ginecologia, Ultrassonografia, Pediatria, Preventivo, Cardiologia, aferição de pressão arterial e glicemia.
“Itapetinga  é um município importante da região e enfrenta problemas na área da saúde, como outros municípios do Brasil também enfrentam, mas temos que promover estas mobilizações para reduzirmos esses problemas, voltando à atenção a pessoas carentes, que necessitam de atendimento médico de qualidade”, declarou o deputado. 
O deputado foi muito bem recepcionado pelas pessoas que estavam sendo atendidas no evento, a Feira de Saúde teve inicio na última sexta-feira (01) e termina neste domingo (03). A expectiva dos organizadores é que esta supere o número de atendimentos em relação as outras realizadas em Itapetinga. RB

01 abril 2016

Akmos promove WORK SHOP em Itapetinga no dia 16 de Abril

A Akmos como sempre arrebentando no mundo dos negócios, e sempre fazendo o que há de melhor para todos os que queiram conhecer esta gigantesca empresa que a cada dia mais só cresce em todo Brasil. A Akmos no dia 16 de Abril estará promovendo o seu 1º WORK SHOP em Itapetinga, que será realizado no auditório da Coopardo às 19:00h, o convite custa apenas R$ 10,00, e com este valor você será beneficiado com: Sistema, produtos, brindes, palestras motivacional, apresentação de negócios e coffee break. Tudo isso porque você é uma arte!
Não perca tempo, adquira o seu convite na Alameda Rui Barbosa, acima da Ótica Teixeira, Centro de Itapetinga.

Itapetinga: Feira de Saúde tem serviços gratuitos oferecidos pela Fundação José Silveira

Por iniciativa da Fundação José Silveira e de seu Coordenador Dr. Leonardo Matos, teve inicio nesta sexta-feira (01) em Itapetinga, mais uma Feira de Saúde com foco na prevenção e orientações sobre qualidade de vida à população. O objetivo central é a prevenção e a promoção da saúde de qualidade e de forma gratuita à população.
A atividade está sendo realizada na Praça Dairy Walley, com realizações de exames de aferição de pressão arterial, exame de vista, ultrassonografia, odontologia, oftalmologia, preventivos ginecológicos,
pediatria, orientação e aplicação de flúor e clínica médica. Os serviços oferecidos dão aos pacientes a oportunidade de realizar consultas e exames que muitas vezes têm grande lista de espera nas unidades de saúde publicas. Além disso, como o evento ocorrerá no sábado e domingo, também privilegiará boa parte da população que trabalha durante a semana e não reserva tempo para ir ao médico. Cerca de 200 pessoas vão trabalhar durante os três dias de serviços prestados a população.
Pessoas de todas as idades e de vários municípios da região estão comparecendo ao local. O público infantil está recebendo uma atenção especial.
O Coordenador Dr. Leonardo Matos destacou os aspectos da iniciativa. “O nosso objetivo é a assistência diferenciada por meio do acolhimento e da prevenção de doenças, a partir de um trabalho que envolve gestores, profissionais e colaboradores. Estamos satisfeitos e felizes pela adesão ao evento”, explicou.

A Fundação José Silveira completou 79 anos de existência com um legado que honra os passos do seu fundador o Professor José Silveira, na promoção da saúde e de ações complementares.
RB









Caatiba: Continua o caos na Administração pública

Mais uma vez o município de Caatiba no Sudoeste baiano, volta a ser alvo de denúncias, e, mais uma vez, a má administração na secretaria de saúde do município revolta os populares, principalmente os mais carentes.
Os enfermos, (familiares) estão abastecendo as ambulâncias para se deslocarem para outras unidades de saúde em outros centros, a secretaria alega falta de recursos na saúde. Outro fato estarrecedor na saúde de Caatiba é que o ex. Vereador Graciano Bittecourt, responsável por agendar (marcar) exames e cirurgias, tem cobrado taxas dos pacientes carentes em um momento de fragilidade, para realizar os procedimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Após realizarem o procedimento, os pacientes recebem em seu endereço uma carta do SUS, perguntando sobre o procedimento, que é gratuito e se foram bem atendidos. Isso causou repercussão, deixando os pacientes e familiares revoltados por terem pago de R$ 600,00 a R$ 1.200,00, como taxa para adiantar e realizar o mesmo o procedimento pago pelo SUS. Muitos reclamam, mas, não denunciam por medo de represália. 

Ainda sobre o ex. Vereador Graciano, consta que após conseguir laudos médicos para aposentar uma paciente, surgiu a necessidade de contratar um advogado para viabilizar o processo de aposentadoria que tramitaria na justiça. Obtendo êxito no pleito, Graciano informou à família que os honorários advocatícios seriam pagos em parcelas, a família após pagar algumas parcelas, procurou o advogado para renegociar a dívida pois, o alto valor pago estava comprometendo a renda familiar. A família ficou revoltada ao ouvir do advogado que nunca havia cobrado valor algum, uma vez que o mesmo já prestava serviço ao município e por se tratar de uma família carente conforme o próprio Graciano argumentou. Os familiares procuraram resolver o impasse junto ao ex. Vereador Graciano.

Não é a primeira vez que esse ex. Vereador vira notícias, o mesmo já foi condenado a 8(oitos) anos de inelegibilidade, acusado de desvios de valores quando presidia a Câmara Municipal de Vereadores. 

Outro fato é de abuso do poder econômico, praticado pelo prefeito Junior Mendes, mandou adesivar vários carros com a data de emancipação política da cidade 55 anos, fazendo alusão ao número da legenda PSD 55, que lançará candidato a prefeito do município. É Caatiba na contramão do desenvolvimento. Assim que passar a data do aniversário da cidade, providências serão tomadas junto ao Ministério Público Eleitoral.

30 março 2016

Itapetinga: Vereadores recebem cargos e benesses do executivo em troca de total subserviência

Governabilidade é uma palavra substantiva com definições complexas e abrangentes. Neste texto pretendo me ater a uma questão que é muito difundida pela mídia quando ela conceitua que para ter governabilidade é absolutamente necessário ter maioria no parlamento (legislativo), independente da esfera do poder. Considero este argumento como uma meia-verdade.

É óbvio que quando o Executivo tem maioria parlamentar fica mais fácil aprovar projetos, leis e fazer o processo de condução política. Entretanto, isso não pode servir de escudo para alianças estapafúrdias com partidos que possuem projetos antagônicos ou políticos reconhecidamente corruptos em nome desta formação de maiorias para sustentar a suposta governabilidade.

Está provado que no decorrer de qualquer governo esta troca escorre para o fisiologismo, condutas não republicanas, barganha, canalhice política e consequentemente, escândalos de corrupção. O exemplo maior deste fato é a forma de alianças que foi costurada no governo Lula e continua durante o governo Dilma.

Alianças sem base programática, pautada apenas em distribuição de cargos e benesses, emendas parlamentares individuais que o governo libera ou não, dependendo de como vota o parlamentar, ministérios entregues com porteira fechada, além de outros.

Alianças com políticos que antes eram execrados por serem notórios ladrões de dinheiro público como Sarney, Renan, Collor, Barbalho e Maluf são justificadas por esta falsa argumentação. Fatos semelhantes ocorrem nos estados e municípios.

Aqui em Itapetinga constroem-se maiorias assim. Vereadores recebem cargos e benesses do executivo em troca de total subserviência para aprovar tudo sem nenhuma discussão. Não há uma efetiva fiscalização da aplicação do dinheiro público. Os vereadores eleitos pela população viram “vereadores do prefeito”. Ouviu-se um “silêncio profundo” durante 03 longos e tristes anos, em que vários casos escandalosos de desvios de dinheiro público pipocaram na mídia e nas redes sociais sem nenhuma ação fiscalizadora efetiva por parte dos nossos bravos vereadores.

Este tipo de “governabilidade” transforma a Poder Legislativo em apêndice do governo, e muitas vezes, longe da vontade e do interesse público. Fere de morte a institucionalidade que prevê a independência entre os poderes.

Normalmente, a maioria parlamentar construída sob estes parâmetros serve para votar projetos e leis que beneficiam grupos econômicos que bancaram campanhas políticas em detrimento da vontade popular. Querem enfiar goela abaixo da população que só é possível governar construindo maiorias, avalizando a prática do vale-tudo no ambiente político.

Quando as iniciativas de projetos e leis do governo são de interesse popular e vão comprovadamente promover mudanças positivas, através de políticas públicas que vão melhorar a qualidade de vida da população, nenhum parlamentar vai votar contra. Um governo eleito pela maioria tem credibilidade e força política para pressionar qualquer parlamentar que por interesses escusos se posicionar contra estas iniciativas.

O quadro político não mudará se continuarmos aceitando e dando nosso aval através do voto a este modelo de suposta governabilidade. Ganharão sempre os mesmos.

Temos que questionar certas “verdades” que a mídia altamente comprometida com os interesses econômicos e dominada por grupos políticos conservadores quer nos impor como senso comum e realidade única e inevitável.


“A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la.”
Eduardo Galeano


Itapetinga: Conheça a Akmos, Alameda Rui Barbosa acima da Ótica Teixeira

A Holding Akmos posiciona-se na indústria do bem-estar, alinhando produtos e serviços de alta tecnologia e diferencial competitivo no mercado, gerando e agregando valores para que seus associados tenham uma ferramenta poderosa de geração de renda.Orgulho de ser 100% Brasileira, a Akmos possui um dos maiores mix de produtos em seu portfólio, tendo como grande diferencial possuir fabricação própria.Seus produtos estão segmentados nas indústrias de cosméticos, perfumaria, alimentos, vestuário tecnológico e equipamentos terapêuticos, sendo hojedestaque no mercado nacional pela qualidade de seus produtos.

29 março 2016

O JUIZ SÉRGIO MORO


Após a trajetória gloriosa de Joaquim Barbosa, surge em meio as cinzas da impunidade, um brasileiro chamado Sérgio Moro.

Em um momento onde as esperanças dos brasileiros já estavam sendo soterradas pela lama da corrupção e um povo ávido clamava por justiça, eis que surge de dentro das portas do Poder Judiciário, o Juiz Sérgio Moro!

Quase que como em resposta aos suspiros de uma nação, ouve-se o brado de alguém que não tinha medo: Justiça!

Herói ou Vilão?

As opiniões se dividem. No entanto, o juiz Sérgio Moro vem protagonizando o papel principal no julgamento de uma das mais intrigantes histórias de corrupção e mentiras já vividas pelo povo brasileiro.

Isto porque estão envolvidas autoridades do mais alto escalão e pessoas que talvez nunca imaginasse que os crimes praticados na escuridão da impunidade, viessem à tona.

Sérgio Fernando Moro, um juiz federal que ganhou notoriedade por ser o responsável pelo julgamento do maior caso de corrupção já apurado no Brasil. Natural de Maringá no Paraná, possui 44 anos, casado com Rosângela Wolff Moro e tem dois filhos.

“Formou-se em direito pela Universidade Estadual de Maringá em 1995, tornando-se juiz federal em 1996. Também cursou o programa para instrução de advogados da Harvard Law School em 1998 e participou de programas de estudos sobre lavagem de dinheiro promovidos pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.” Wikipédia

Além de galã, é Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é juiz federal da 13.ª Vara Criminal Federal de Curitiba, ministra aulas de processo penal na Universidade Federal do Paraná(UFPR) e comanda a operação Lava Jato.

A frente da Operação lava Jato, fez tremer as bases sólidas dos grupos que pensavam não ser possível se levantar alguém disposto a praticar a verdade e que não tivesse um preço.

Quem mais teria a coragem de grampear o ex presidente Lula e a sorte de ser no momento em que conversava justamente com a Presidente Dilma e divulgar as gravações?

Um grampo não pode ser considerado mais grave do que as nuvens de corrupção que cobre a nação brasileira!

Quem mais teria coragem de revelar a podridão que se escondia no mais alto escalão da República Federativa do Brasil?

Ele só não conseguiu fazer tremer os céus, no entanto, estremeceu as bases políticas do PT, partido que parecia estar acima do bem e do mal.

Levou ao desespero o ex-presidente Lula, a ponto de correr para a presidência e suplicar um Ministério, para não cair nas garras de Moro!

E chegou a suplicar em outras palavras: Moro, tenha compaixão de mim! Ao mencionar a frase: “Espero que o Juiz Moro seja justo comigo” A Nação inteira espera!

O ministro João Otávio de Noronha, presidente da 3ª turma do STJ, se posicionou no seguinte sentido: “A atitude do juiz Moro, gostem ou não, certa ou errada, revelou a podridão que se esconde atrás do poder. Se alguns caciques do Judiciário se incomodam ou invejam, lamento. Moro não é famoso porque está na imprensa, mas porque julgou uma causa que tinha como partes autoridades brasileiras. O Brasil precisa de muitos Moros e nós do Judiciário temos que garantir a justiça de 1º grau.”

O mais antigo membro do STF, Celso de Mello, defende Sérgio Moro e diz que impeachment não é mero golpe!

O Ministro do STF criticou aqueles que classificam como golpe o processo de cassação da presidente da República e elogiou a atuação do juiz federal Sérgio Moro e da operação julgada por ele na Justiça Federal, a Lava Jato e declarou em vídeo postado no You Tube:

"A figura do impeachment não pode ser reduzida à condição de mero golpe de Estado porque o impeachment é um instrumento previsto na Constituição democrática brasileira que está em vigor no nosso País".

E continuou dizendo: “O juiz Moro vem agindo de acordo com o que a Legislação diz e jamais a Lava Jato, que tem capacidade de expurgar a corrupção do País, pode ser a causa isolada da crise econômica"

A grande verdade é que pessoas íntegras não se encontra em qualquer esquina desse País.

Mas e quanto as pessoas que insistem em intitulá-lo como vilão?

Ele não só é herói como também é um brasileiro que conseguiu o respeito da maioria da população, já existem municípios que suspiram: Ah se ele fosse presidente!


Não precisaria ele ser presidente, precisaria existir outros Moros, capazes de desafiar o grande esquema de corrupção existente no Brasil, independente do grau de importância dos envolvidos.

Nesse sentido, muitas pessoas publicam nas redes sociais que Sergio Moro na verdade só faz trabalhos dantescos, em razão do seu salário que beira os 80 mil reais.

Na verdade o salário de Moro não chega a esse valor, uma vez que o limite salarial de um funcionário do judiciário deve ser o salário de um ministro do Supremo Tribunal Federal, equivalente a R$ 39,2 mil, aproximadamente.

Existem vantagens salariais, no entanto, um argumento forte para defende-lo é o fato de que ele não está recebendo de empreiteiras e sim do seu trabalho, adquirido graças a realização de concurso público.

Rui Barbosa teria orgulho de ver a forma destemida e corajosa com que atua em seu ofício. Se estivesse vivo hoje, talvez, ao contemplar as atitudes de Moro, não tivesse motivos para escrever a frase:

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”

Honestidade é uma qualidade inerente ao caráter e não precisa ser provada! As atitudes falam por si.

Já atribuí uma frase a Joaquim Barbosa e que trago à baila nesse momento de esperança em que se deleita o coração do povo brasileiro:

A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que não se compram nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o erro pelo seu nome; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus!”

*Advogada, Juíza Arbitral, Personalidade da Amazônia e Personalidade Brasileira. Twitter: @DolanePatricia_ You Tube: DOLANE PATRICIA RR. #dolanepatricia FACEBOOK Dra Dolane Patrícia. INSTAGRAM: DRADOLANE_PATRICIA