03 dezembro 2015

Rapidinha do BLOG: Quem se dá bem?

O instável clima em que vive o país parece que pegou também em Itapetinga. Não que exista algum movimento pelo afastamento do prefeito, porque a linha sucessória é de assustar aos mais experientes observadores da cena política dessa cidade, que logo estará completando  63 anos.

A falta de respaldo popular do “governo José Carlo Moura” faz com que muita gente que tem usufruído das benesses do governo se assanhe para “tirar o time”, “abandonar o barco” e buscar abrigo em outras plagas. É aquele pessoal que não consegue viver sem estar no governo, o que não significa necessariamente poder.
É uma turma que fica observando a temperatura política, querendo saber dos resultados de todas as enquetes e pesquisas. O interesse é saber para onde caminhar sem grandes constrangimentos e sobressaltos. O rumo é sempre procurar ficar com quem a brisa aponta como vencedor.
De um modo geral são pessoas de “classe média”, buscando manter o padrão de vida a custa do poder público. É a escola privada dos filhos e o carro do ano do papai ou até mesmo o segundo carro da casa para mamãe ir à feira: nada que implique em alguma perda mais contundente, digamos assim. A “sofrência” não é tão grande. É uma questão de status.
Esse grupo, embora tenha o discurso de amor por Itapetinga ou coisa semelhante, na prática o único afeto que possuem é pela manutenção a qualquer custo do padrão de vida, com qualquer que seja o prefeito.
Os políticos para ganhar a eleição precisam conhecer o espírito dessa gente tão interessada em si mesma e tão pouco na cidade.