Depois de matéria publicada no RS, dando conta de que uma bagatela de R$ 136,6 mil, poderia ter sido retirado da educação em 2014, funcionário da Prefeitura Municipal, reconheceu o descaso e fez a seguinte postagem em uma rede social: "Diferente das insinuações que circulam em alguns blogs de Itambé e Itapetinga, o recurso enviando pelo Programa Brasil Carinhoso ao município de Itambé está em conta e será executado em breve. As insinuações surgiram depois de uma matéria publicada pelo Jornal A Tarde, que cometeu um dos mais grosseiros erros do jornalismo: preguiça de apuração. Associou o recurso do Programa Brasil Carinhoso, destinado a Educação Infantil, com o Ideb, que mede a qualidade da Educação Básica. Nunca é TARDE para esclarecer a verdade." Postagem de Luiz Pedro.
O autor desta publicação precisa entender que mais importante do que ler a cartilha do prefeito Ivan Fernandes, fazer uma publicação técnica sobre origens e destino dos recursos, seria explicar aos itabeenses o motivo desta verba está parada na conta da Prefeitura, enquanto a educação do município vive uma das suas piores crises. De acordo com informações até escolas estão fechando as portas. Não importa se os recursos são oriundos do programa Brasil Carinhoso, o dinheiro foi destinado para o prefeito investir na educação e não pra ficar em conta como foi dito na postagem. Caso a mídia não tivesse se manifestado trazendo a tona as informações, 2015 chegaria ao fim e o dinheiro ainda estaria "guardadinho na conta da Prefeitura."
O outro lado - O secretário de Educação Dorisvaldo dos Anjos, citado na matéria do RS, diz que a "Prefeitura Municipal de Itambé, através da Secretaria Municipal de Educação, vai investir mais de R$ 144.000,00 na manutenção da Educação Infantil, contemplando as três creches em funcionamento no município, vai equipar e melhorar a qualidade do atendimento dispensado as crianças matriculadas nas creches, adquirindo materiais permanentes, como mobiliários, brinquedos, equipamentos didáticos e pedagógicos." Parece até o discurso de quem está em campanha política (2016), ou desesperado. Caso as citações acima, se tornem realidade, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, estará apenas cumprindo seu dever como administradora dos recursos federais.
O referido autor da publicação, também fez duras críticas ao Jornal "A TARDE" classificando até como preguiçoso por não ter feito as apurações devidas antes da publicação. Se tratando de preguiça, obscuridade nas contas públicas, erros grosseiros, a administração Ivan Fernandes, parece conhecer muito bem. O principal eixo da reportagem do jornal diz que: "O município com menor IDEB da Bahia, não fez uso do recurso." Mentiu?
Opinião
A redação do RS que fez uma provocação querendo saber se o dinheiro havia sido desviado para outras finalidades. Por já conhecer este tipo de manobras políticas e a triste realidade de Itambé, vai continuar cobrando, mesmo que bajuladores e beneficiados diretamente da atual gestão tente contradizer os fatos.
Opinião
A redação do RS que fez uma provocação querendo saber se o dinheiro havia sido desviado para outras finalidades. Por já conhecer este tipo de manobras políticas e a triste realidade de Itambé, vai continuar cobrando, mesmo que bajuladores e beneficiados diretamente da atual gestão tente contradizer os fatos.
Aguardem nossa próxima publicação...