27 julho 2015

Sucessão 2016: Em Caatiba a possibilidade de mudança vai está novamente nas mãos da população

De acordo com informações levantadas pelo RS, Caatiba ainda possui um dos piores índices de desenvolvimento do estado, números estes que foram observados e quantificados tanto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) quanto pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). É impressionante como a todo momento pipocam denúncias de pessoas que estão insatisfeitas com a administração deste "novo" velho governo dos Mendes. O mesmo acontecia no governo de triste memória do ex-prefeito Omar Barbosa. Na verdade, é um modelo de gestão corrompido por práticas pouco republicanas, que ocorrem há anos na cidade.
Durante anos Caatiba tem sido mergulhada no esquecimento, a população tem assistido o abandono dela por parte dos seus representantes que acham mesmo que fazendo um calçamento em uma rua ou gastando uma bagatela de aproximadamente R$ 300 mil na reforma de uma praça, estaria dando ao povo uma resposta satisfatória, que "triste" engano, muitos habitantes estão deixando a cidade em busca do mercado de trabalho, como já foi mostrado pelo RS.

Motivados pelo desejo de mudanças, o povo de Caatiba em 2012, elegeram para governar a cidade em quatro anos, o  prefeito Júnior Mendes do PT do B (Partido Trabalhista do Brasil), com 2.946 votos. Além dele, foram eleitos os vereadores Domingão (PDT), Wanderlan (PSD), Nai (PT do B), Nei (PP), Mirinho (PTB), Veinho da Agência (PMDB), Gileno (PR), Vera de Graciano (PSD), Carlinhos Viana (PMDB). Novos governantes e velhos problemas que quase três anos depois, ainda assombram a população local. Diante das dificuldades enfrentadas uma parte da população ainda querem saber o que seria necessário fazer para se reverter esse processo de desigualdade social e todos venham ter a oportunidade de explorarem o  potencial que Caatiba possui? O que é necessário para se ter uma educação de qualidade? O que seria  necessário para fortalecer a economia? O que deve ser feito para o cidadão ter direto a uma saúde de qualidade? E também o mais importante, o que é necessário para manter os jovens na cidade?

Ao que parece, ainda existem muitas pessoas em Caatiba preocupadas e indignadas com a corrupção e malandragem política em Brasília, mas faz "vista grossa" para o que acontece no "quintal" com as verbas públicas do município.

Em troca, a maioria da população, recebe uma educação de segunda, uma saúde de quinta, um transporte de terceira. Também soma a tudo isso uma total ausência de políticas públicas nas áreas habitacionais, de meio ambiente e geração de emprego e renda.
Ao se aproximar o período das eleições no município de Caatiba, o eleitorado deve cuidadosamente analisar quem será o candidato capaz de produzir melhorias para o  município. A "história política" de Caatiba é repetitiva e previsível, pontuadas por farsas, comédias e tragédias. A possibilidade de mudança vai está novamente nas mãos da população!! Boa sorte Caatiba!
 Redação do RS