26 janeiro 2016

Sucessão municipal 2016: Possíveis candidatos da oposição são desconhecidos da comunidade

Itapetinga - Nenhum dos atuais pré-candidatos da oposição tem grande carisma e a aura magnética que acompanhou alguns ex-ocupantes do posto de prefeito. Vamos relembrar dois destes políticos que realmente tinham carisma e sabiam seduzir a população: Dr José Otávio e Michel Hagge. Lideranças que estudam a projeção dos nomes de Rodrigo Hagge (PMDB), Renan Pereira (DEM) e Adriano Alcântara (PSDB). A sintonia entre esses possíveis candidatos e a população é péssima. Querem ser candidatos, mas não sabem seduzir seus eleitores com suas palavras, ações e postura, o contato direto com moradores das comunidades mais carentes, não existe.  
A pessoa carismática é um ser humano irresistível, adorável, inimitável, iluminado, inspirador, com poder de derreter corações. Atributos desconhecidos para eles, pelo menos nos bairros periféricos da cidade. Foi o que constatou o Rapidinhas da Bahia durante as últimas semanas. Nas Vilas por exemplo, encontramos eleitores de Michel e Dr José Otávio, que não sabem quem são Renan Pereira e nem tão pouco o neto de Michel, Rodrigo Hagge. "Esse menino eu vi no dia que veio aqui entregar uma cesta básica, é neto de Michel é?" perguntou uma leitora do Rapidinhas. 

Recebemos em nosso e-mail o seguinte comentário: "Tem pré-candidato a prefeito que tem uma verdadeira enciclopédia de requisitos de competência para disputar o cargo no pleito de 2016.
No entanto, existe uma barreira para as coisas se encaixarem: ele não tem carisma popular.
Resta saber o que pesará mais: a competência ou o carisma popular? talvez, o anônimo que fez essa publicação, esteja de fato se referindo ao pré-candidato Renan Pereira. 

De fato, a falta de sintonia com a população, pode ser um peso para esses pré-candidatos, muitos poderão até votarem em algum deles, em respeito as duas maiores lideranças política Michel e Dr José Otávio. No entanto, a falta de aproximação deles, com a camada da sociedade mais carente, não deixa de ser um erro gravíssimo e, desperta via de desconfiança, caso se um deles eleitos, vai ser prefeito de todos ou também só de uma camada da sociedade $$? É bom refletir...