O desgaste que vem sofrendo o governo José Carlos Moura (PT), pode influenciar no processo eleitoral do próximo ano. A tendência política da cidade é buscar nomes novos na política local.
Neste sentido, a expectativa é de que o prefeito precise buscar apoio de antigos "INIMIGOS" para fortalecer seu palanque eleitoral ou o seu sucessor ficará sozinho na disputa.
A dificuldade maior para o prefeito estará nos nomes novos que estão surgindo, como o de Alécio Chaves (PSD), Adriano Alcântara (PSDB), do vereador Alfredo Cabral de Assis (PSD), Luiz Rech, Sizinho Galvão (PMDB) e Edilson Lima (PMDB). Todos estes nomes hoje, são apontados como lideranças com musculatura para entrar no jogo eleitoral da Capital da agropecuária, pela projeção que seus nomes ganharam com a população.
Quanto às lideranças antigas da cidade, pesa sobre elas a fadiga de material de apontamento, todos estão apostando no nome de Dr José Otávio Curvelo, como candidato das oposições, mas neste cenário o democrata Renan Pereira, já se lançou candidato e tem apoio de uma parte da imprensa.
Sem alternativas na escolha de um bom nome para o pleito, a sigla petista vem tentando de todas as maneiras lançar Kátia Espinheira (PTB) como cabeça de chapa, mas uma ala do bloco de situação, querem ela e o advogado Hildérico Nogueira, uma outra, gostaria de ver Kátia e o secretário de Saúde Emanuel Santos.
Novos Nomes
Alécio Chaves, Alfredo Cabral, Luiz Rech, Adriano Alcântara, todos reconhecidos como bons gestores. Hildérico Nogueira e Dr Emanuel
tem o ônus de acumular críticas diversas da população.
Velhos caciques
Já o futuro candidato de José Carlos Moura, vai entrar na disputa com os efeitos dos desgastes políticos do PT
nacional e municipal, o que também o prejudica na disputa.
O Dr José Otávio um nome conhecido do mercado político local, não é mais a cara da renovação, mesmo assim pode ser a força da oposição na disputa, já que quando prefeito teve um desempenho forte no crescimento de Itapetinga.
Adriano Alcântara
Alécio Chaves
Alfredo Cabral
Edilson Lima
Dr José Otávio
Kátia Espinheira
Luiz Rech
Renan Pereira
Sizinho Galvão
Redação do RS/Portal Bahia