25 setembro 2015

Itapetinga: Por falta de pagamento, crianças ficam sem transporte escolar

Descaso: Há mais de uma semana, que estudantes de Itapetinga e Zona Rural, estão com dificuldades para se deslocarem até as escolas do município. Muitos que residem nos novos residenciais, e alunos da Zona Rural, dependem do transporte escolar oferecido pela Prefeitura Municipal, que está devendo a empresa responsável pelo serviço. Por causa da dívida, o serviço foi suspenso e, para não faltarem as aulas, alguns destes estudantes, se arriscam em pegar carona, ou fazer o percurso a pé.
O descaso tem revoltado os pais de alunos, em contato com a redação do RS/Portal Bahia, a dona de casa Ana Flávia disparou: "Nossos filhos é que são prejudicados com isso".
"Eu só quero que o meu filho estude, mas estou com medo dele ficar reprovado porque tem uma semana que não frequenta as aulas, isso é uma vergonha, cadê o prefeito? cadê o dinheiro? cadê os vereadores que só falam e não nos ajudam também"? A critica é dona Silvia, mãe de duas alunas. 
O dinheiro sumiu
A verba para educação repassada pelo governo federal e, boa parte dela é proveniente do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), que distribui os recursos da educação básica em todo o país. Os recursos se destinam ao pagamento de diretores, professores e coordenadores, aquisição de equipamentos e reparos. As verbas para merenda, transporte, construção de escolas e livros didáticos vem através de convênios diretos com o Ministério da Educação (MEC).
Pelo peso que têm na receita, as escolas itapetinguenses deveriam oferecer o melhor serviço público, mas não é o que acontece.
Redação do RSPortal Bahia /Foto arquivo