Na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal nesta quarta-feira (30), entre outros assuntos de interesse da população os vereadores decidiram convocar alguns secretários municipais da Prefeitura para prestar esclarecimentos ao Poder Legislativo. Foram convocados através do requerimento feito pelo vereador Alfredo Cabral de Assis, os secretários de Saúde Dr. Emanuel e a secretária de Educação Síbele Nery, para darem relevantes esclarecimentos de fatos ocorridos nos últimos meses na cidade.
A secretária municipal de Educação foi convocada para prestar esclarecimentos sobre a falta do transporte escolar no município que já dura dez dias, e o acúmulo de alunos em salas de aulas, como foi denunciado pelo presidente da APLB e também vereador Renan Coelho, e outros assuntos relacionados a pasta.
Também foi convocado pelo edil o Sr secretário de Saúde para prestar esclarecimentos sobre obras paralisadas, falta de medicamentos nos PSFs e pagamento de funcionários.
Dificuldades nas convocações
Os secretários municipais de governo não gostam de cumprir a Lei Orgânica do Município, já que não vem respondendo de forma completa os Requerimentos aprovados na Casa de Leis.
Essa atitude demonstra a falta de transparência da administração José Carlos Moura (PT), em relação as informações que deveriam ser públicas, sendo que essa atitude acaba comprometendo a função de fiscalizar do Poder Legislativo.
Conforme o vereador autor do requerimento, a presença dos secretários na Câmara para prestarem
esclarecimentos será de fundamental importância para que o Legislativo e
a sociedade de forma geral possam ter um panorama mais completo sobre
as ações que o poder público vem tomando para enfrentar os problemas
existentes na Educação e Saúde.
Sobre a Educação
O vereador Renan Coelho questionou da secretária de Educação, o motivo dela está dividindo turmas, mandando alunos para outras escolas e remanejando educadores. "Isso é uma falta de respeito com os alunos, nossa preocupação se fundamenta por termos recebido diversas reclamações com relação ao andamento do setor educacional" disparou o parlamentar.
Sobre a Saúde
O vereador Fabiano Bahia também fez duras criticas ao secretário de Saúde e parabenizou Alfredo Cabral pela iniciativa. "Falta transporte para os pacientes, o CDI não recebeu nenhuma atenção do secretário e o Centro de Fisioterapia sem condições. Nós precisamos questionar tudo isso ao secretário de Saúde, que por sinal nem é visto na cidade" finalizou o edil.
Por Cesar Soares/ Redação RS/Portal Bahia
Por Cesar Soares/ Redação RS/Portal Bahia