19 setembro 2015

‘Maioria das prefeituras terá dificuldades para pagar o 13º’, avalia presidente da UPB

86% dos municípios baianos não terão condições de pagar o 13º salário, afirmou a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, ao discursar na quinta-feira (17/9), na abertura do 4º Encontro de Prefeitos, em Guarajuba, que prossegue até sábado, dia 19.  
A presidente da UPB entregou ao governador Rui Costa, a Carta dos Prefeitos elaborada em assembleia geral dos gestores  ao governador definindo  ações municipalistas da Bahia e querendo maior atenção do governo para com os  municípios frente a crise e questões institucionais enfrentadas pelos gestores.
Na Carta dos Prefeitos, os executivos municipais convidam o governador para participar de uma audiência para estabelecer cronograma de pagamentos das despesas em Restos a Pagar de 2014,  regularizar os repasses em atraso, criar comissão para definição de despesas de responsabilidade do estado para com os municípios, apoiar a criação do CPMF compartilhado entre Estado e Municípios, com a alíquota de 0,38%, sendo 0,20% para a União, 0,09% para Estados e 0,9% para os municípios”. Em seu discurso, a presidente da UPB, disse que a crise econômica que atinge o País tem causado impacto na receita de grandes e pequenos municípios baianos. Para ela, a maioria das prefeituras está em situação de falência, com dificuldades até mesmo para pagar a folha.