07 novembro 2015

Eleições 2016: Quem será o próximo prefeito de Itapetinga?

As eleições para prefeito, vice e vereadores ocorrerão no próximo ano. O que se nota no cenário político é uma crise no surgimento de novas lideranças, o que traz novamente à tona os velhos e conhecidos nomes da política local. Falta menos de um ano para as eleições de 2016, Itapetinga ainda está com o quadro eleitoral em aberto. Alguns nomes já são citados pela cidade, alguns novos, outros velhos, mais os grupos políticos que aparentemente se dividem em quatro vias, seria elas: PT, PSD, PTB e a conhecida oposição liderada pelo Dr José Otávio e Michel Hagge. 

Para tentar fazer um exercício de futurologia política, temos que eliminar algumas possibilidades e desenhar o quadro político atual tentando definir quais são os maiores pesos na balança. O maior peso hoje em Itapetinga  é o ex-prefeito José Otávio, o médico é o principal jogador que determinará a movimentação das peças adversárias. 

 PSD
 Por outro lado, vem crescendo de forma visível o PSD do  vereador Alfredo Cabral de Assis, o grupo tem trabalhado o nome do ex-petista e vice-prefeito Alécio Chaves para governar Itapetinga a partir de janeiro de 2017. Alécio Chave é hoje, o único nome já definido para as eleições de 2016, isso se não tiver impedimentos legais, creio que não terá, e se ele não preferir retirar a candidatura em nome de uma estratégia melhor.  
 PTB
 Também neste cenário de especulações, surgiu o PTB do deputado federal Antônio Brito, dois nomes são cogitados para disputar a sucessão municipal, Kátia Espinheira e Dr Leonardo Matos, creio que hoje, Leo Matos seja o homem não só com a maior habilidade para arranjos políticos em Itapetinga, mas também o que tem os meios de fazer os arranjos acontecerem. Sendo ele candidato, naturalmente carregaria o ônus da gestão do deputado Antônio Brito. Um dos melhores políticos do pais. 
 PT
 Os partidos citados acima com seus aliados, podem decidir a eleição municipal, mas já para o PT e aliados, não vejo contexto favorável pra nenhum deles em 2016. Talvez se o bloco petista tivesse o apoio do PTB, PSD e de seus respectivos grupos, poderia matar a eleição. Porém, qualquer um que conhece a política de Itapetinga neste momento sabe que uma união entre PT e PSD é improvável, pra não dizer quase  impossível. José Carlos Moura  já foi prefeito por dois mandatos e não representa nada de novo, o quadro não está favorável para qualquer que venha ser o seu sucessor. Sua péssima liderança em quase 7 anos de gestão, acabou desestimulando seus principais apoiadores. Ao contrário do PTB e PSD, siglas que tem um futuro político que depende apenas das próprias ações desenvolvidas pelos seus respectivos representantes. Mas, a política é uma ciência muitíssimo dinâmica e sem dúvidas muita coisa há pra se desenrolar. Há quem aposte numa junção política entre PTB e PT, logo Kátia Espinheira poderia compor uma cabeça de chapa e realizar o sonho de muitos petistas até do estadual Rosemberg Pinto, que vem articulando essa composição. Kátia Espinheira poderia ser a salvação do PT no município.  

Concluindo imperfeitamente o quadro eleitoral atual de Itapetinga, podemos meditar onde se encaixam os novos nomes. No PT temos três nomes oficiais e 1 extraoficial: Hildérico Nogueira, Dr Emanuel e Sibele Nery. 
No bloco de oposição, liderado pelos ex-prefeitos Dr José Otávio e Michel Hagge, desponta como novos Rodrigo Hagge, Edilson Lima, Adriano Alcântara e João de Deus. No PTB, Dr Leonardo Matos. 
Outros nomes cogitados são dos Democratas:  Renan Pereira, Geraldo Trindade e o próprio Dr José Otávio e Kátia Espinheira PTB. O PSD deverá mesmo apostar na força do nome de Alécio Chaves.  Muitos estão insatisfeitos com os atuais políticos e querem mudanças em todas as áreas, porém, ainda não há uma definição sobre estes pré-candidatos em 2016. Já se observa algumas movimentações nos partidos políticos da cidade. O povo acredita que políticos são todos iguais... E os que são diferentes, tem medo de se manifestar e serem comparados aos maus políticos! Na verdade sofremos uma enorme crise política, onde o povo não acredita que existem bons políticos, quando na verdade eles existem... mas as vezes, ainda não tiveram oportunidade de mostrar seu trabalho.

Então, quem será eleito prefeito em 2016? Acho que ninguém sabe. Uma outra pergunta que farei é: Quer tirar quem está no poder? Basta a oposição se unir em torno de um bom nome, simples. Quem está na Prefeitura sempre tem vantagem, inclusive na sucessão, duas coisas tiram essa vantagem, uma gestão anterior ruim, desgastada, com baixo nível de aprovação, ou um nome ruim para sucessor (tem que ser muito ruim). Um prefeito bem avaliado só a exceção a regra tira ele do poder. Numa gestão neutra, mesmo tendendo pra ruim, a oposição precisa se unir, se não, ainda assim, perde. Numa gestão péssima, mesmo a oposição dividida tende a levar, a não ser na exceção a regra.

Não estamos aqui afirmando nada, mas essa seria a situação de momento, uma prefiguração do que vem por aí? As apostas se dividem dentro de um panorama semelhante.

O célebre 16º Presidente dos Estados Unidos da América Abraham Lincoln (1809-1865) tem uma frase que diz tudo sobre a política e o processo democrático que dela decorre: “Ninguém é suficientemente competente para governar outra pessoa sem o seu consentimento”. Lincoln presidiu a maior nação do mundo entre 1861 a 1865 e promoveu grandes transformações naquele próspero país. Contextos diferentes, porém idênticas filosofias: A política é um jogo de poder que não permite erros. As pessoas na maioria não seguem ideologias partidárias e muitas se deixam levar pela situação de momento, mas há os que consideram o histórico do candidato e avaliam suas propostas para aí sim, definirem seus votos. 

O eleitor

A cada eleição, o eleitor tem mais acesso a informação (internet), o que faz com que o eleitorado seja muito mais exigente. Associado a isso estão as demandas vigentes da população, algo como a segurança, educação e saúde. Boa sorte a todos!
Enquete finalizada  
O site RS/Portal Bahia, está finalizando uma enquete para elaborar outra. Aguardem

Em qual destes nomes você votaria para Prefeito?
Adriano Alcântara
4,22% (46 votos)
Alfredo Cabral
20,39% (222 votos)
Alécio Chaves
21,12% (230 votos)
Marcos Gabrielle
3,03% (33 votos)
Kátia Espinheira
17,45% (190 votos)
Rodrigo Hagge
14,51% (158 votos)
Renan Pereira
2,94% (32 votos)
Tiquinho
2,30% (25 votos)
Dr. José Otávio
8,91% (97 votos)
Sibele Nery
1,84% (20 votos)
Gilson de Jesus
3,31% (36 votos)
Total: 1089 votos