17 março 2016

Editorial do RB: Precisamos de renovação no quadro político

A crise é grave, ninguém tem dúvidas disso.  Para um partido e um líder que dizia que mudaria o país e que não roubaria e nem deixaria roubar os fatos do cotidiano causam revolta e indignação. Não discuto se as gravações são legais ou não, isso deixo para os juristas, mas o conteúdo revela que o projeto do PT se esgotou em si. 
A questão ética está se sobrepondo a questão econômica, porém, pior do que isso são as análises generalizantes que vemos na mídia e redes sociais colocando todo e qualquer agente político, com mandato ou não, numa vala comum. É a tal frase fácil: “São todos ladrões”. 
Isso não é verdade. Tudo na vida depende de decisões políticas e quem se ausenta de participação não tem o direito de reclamar depois. Um olhar atento ao quadro sempre nos permitirá enxergar pessoas que lutam e também querem novos caminhos que nos levem a novas práticas. 
Essas generalizações são temerosas, pois tiram a esperança de reversão do quadro, que na verdade está unicamente nas mãos da população. Todos estes pilantras da política não “caíram do céu”. Foram votados, muitas vezes de qualquer jeito ou porque ofereceram vantagens pessoais aos eleitores.   
Políticos podem nos enganar, sem dúvida, mas tem vários que são votados com o eleitor sabendo do seu passado de roubos, desvios e processos. Não podemos esperar resultados diferentes se em todas as eleições fazemos a mesma coisa.
Não tem outro caminho que não seja uma ampla renovação dos quadros políticos, tanto na esfera do executivo quanto no legislativo. 
A população que está indignada tem que ir às ruas e as urnas para dar uma resposta contundente a quem nos enganou na nossa rica cidade e no nosso rico país.
Vamos mostrar que é que manda de verdade !!
Rapidinhas da Bahia