11 dezembro 2015

Itapetinga: Aniversário sem motivos para comemorar

A cidade de Itapetinga celebrando neste sábado (12) seus 63 anos de emancipação político-administrativa. Mas, ao contrário do que a palavra aniversário significa, os moradores não tem muitas razões ou motivos para comemorar a data. A cidade está completamente abandonada, com inúmeras obras paralisadas e com a crise econômica brasileira a situação pode deixar a população itapetinguense  ainda pior.
O município de Itapetinga tem como principal fonte de renda a indústria calçadista e a pecuária que ainda sustenta o comércio.

Mesmo com sua independência administrativa e com verbas à disposição nos cofres públicos,
a Prefeitura da cidade não consegue nem mesmo pagar seus funcionários. Com uma renda mensal de R$ 13 milhões de reais, na sua história político-administrativa nunca se viu tanto desmando e abandono por parte da atual administração municipal que governa para poucos.
Neste ano, porém, não há muito o que se comemorar.
A cidade passa por um dos seus piores momentos e o descontentamento com a situação é evidente nos quatro cantos da cidade, nem mesmo os bairros considerados centrais tem o que comemorar, o que dizer então dos mais distantes. A atual situação é considerada como uma das piores já enfrentadas pelos moradores e visitantes, acostumados a ter uma cidade que antigamente atendia as demandas da população e de seus visitantes.
O descontentamento é geral, a situação, que já era difícil, agravou-se nos últimos meses. O índice de desemprego cresceu de maneira espantosa.
Apesar do quadro ser delicado, o poder público municipal continua a insistir que tudo está bem e que o município nunca esteve melhor.
Agora em 2015, com a crise nacional também instalada no município a situação do povo piorou espantosamente.
Insegurança pública, desemprego, postes sem iluminação, ruas cheias de lixo e buracos, falta de infraestrutura e perseguição a servidores públicos e pessoas com boa intenção que tentam implantar novas formas de atuação na cidade.
Para resumir, se não faz parte da panelinha da PREFEITA está excluído.
Quantas ruas com esgoto a céu aberto?
Quem precisa fazer uso da saúde pública sofre com a falta de atendimento adequado, sem condições de atendimento digno.
Com todos esses problemas, Itapetinga tem realmente o que comemorar? Os moradores tem motivos para celebrar o aniversário da cidade? Lamentamos essa triste situação e desejamos dias melhores a cidade da agropecuária...