O número de linhas de
telefonia móvel caiu pela primeira vez no Brasil em 2015. Segundo
informações da Agência Brasil, a queda se dá por conta de uma mudança de
comportamento dos usuários, que tem preferido trocar mensagens de voz
em aplicativos como Whatsapp.
Serviços como o de TV por
assinatura e telefonia fixa também tiveram sua primeira queda no número
de usuários. Em contraponto, os serviços de internet fixa e móvel,
especialmente na tecnologia 4G, tiveram grande ampliação. O setor de
telefonia celular, que vinha crescendo ao longo dos meses, apresentou
uma queda de 2,8% no número de linhas ativas neste ano. Em janeiro,
havia 281,7 milhões de linhas ativas no país e, em outubro, o número
havia caído para 273,8 milhões.
A tendência de redução na
telefonia celular era esperada só para daqui a dois ou três anos pelos
agentes do setor, mas começou a ocorrer em junho deste ano. Boa parte da
queda é atribuída à diminuição do número de celulares com chips
pré-pagos, segmento que teve redução de 4,5%. O percentual corresponde a
uma queda de 10 milhões de chips. No mesmo período, os celulares
pós-pagos apresentaram leve aumento, de 0,3%