As vendas de Natal e Black Friday no varejo on-line brasileiro tiveram
alta de 26% na comparação com o mesmo período de 2014, para R$ 7,4
bilhões, informou a empresa E-Bit/Buscapé nesta sexta-feira. Apesar de
também estar sendo afetado pela crise econômica, o varejo on-line tem
crescido mais que o varejo físico no Brasil, uma vez que sua base é
menor e cada vez mais consumidores têm realizado suas primeiras compras
pela Internet.
De acordo com a unidade de informações do comércio
eletrônico da plataforma digital Buscapé Company, o crescimento das
vendas no período de 15 de novembro a 24 de dezembro veio acima do
esperado, já que a expectativa era de avanço de 22%. Os números incluem
também as vendas da Black Friday. As três categorias que mais venderam
foram eletrodomésticos, moda e acessórios e telefonia e celulares,
informou a empresa em comunicado. A quantidade de pedidos foi de 17,6
milhões, aumento de 16% ano contra ano. O valor médio foi de R$ 420,08,
avanço de 8,4% na mesma base de comparação. O mesmo cenário não é visto
nas lojas físicas. As vendas reais do comércio varejista brasileiro
devem recuar mais de 5% na semana do Natal ante o mesmo período do ano
passado, no segundo ano consecutivo de redução, segundo a Serasa
Experian, devido à crise econômica. (O Globo)